Bucapé


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Primeiro Time Brasileiro Campeão Mundial

Boa tarde meu povo,

Vamos falar do primeiro time campeão do mundo. 
Quem poderia ser?
O grande time Palmeiras, meu time do coração.

Em janeiro de 1951, o periódico brasileiro O Globo Sportivo noticiava em destaque que o presidente da FIFA, Senhor Jules Rimet, concedera apoio incondicional ao torneio a ser realizado no Rio de janeiro. Para tanto, nomeava oficialmente o engenheiro Ottorino Barassi, secretário geral da entidade, para o Comitê Organizador do Campeonato Mundial de Clubes Campeões. A importante matéria vinha assinada pelo jornalista francês Albert Laurence - integrante do L 'Equipe e do France Football, ambos da França.

 A indicação de Ottorino Barassi comprovava a participação e o entusiasmo de Jules Rimet com aquela competição. Sem.dúvida, Barassi era o mais experiente dirigente da entidade para organizar uma competição oficial e internacional, já que havia sido presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Itália em 1934 e peça fundamental para a realização da Copa do Mundo de 1950, no Brasil, a primeira após os dramáticos anos da II Grande Guerra Mundial.

 Por outro lado, a escolha do Brasil como sede do Primeiro Campeonato Mundial de Clubes, em decisão da própria FIFA, sinalizava que se esperava repetir o sucesso técnico e financeiro da Copa do Mundo de 1950, realizada neste país.  Os critérios então utilizados para a seleção das equipes - maiores centros futebolísticos do mundo e somente clubes campeões, com tradições internacionais garantiram, por antecipação, o sucesso técnico e financeiro da competição.

Para assegurar a qualidade técnica das partidas, a FIFA e a CBD oficializaram que a SUPERBALLseria a bola de futebol do campeonato, repetindo a decisão da Copa do Mundo de 1950.  Assim, Primeiro Campeonato Mundial de Clubes de 1951 contou com a participação de oito times, divididos em duas chaves de quatro: Vasco da Gama - Brasil, Áustria Viena - Áustria, Nacional - Uruguai e Sporting - Portugal, com sede no Rio de Janeiro; Palmeiras - Brasil, Juventus - Itália, Estrela Vermelha - Iugoslávia e Olympique - França, com sede em São Paulo. Inclusive, este mesmo número de agremiações, as cidades sedes e o modelo de disputa seriam novamente adotados pela FIFA no Campeonato Mundial de Clubes do ano 2000.

O entusiasmo para participar desta competição era tanto que a Associação Uruguaia de Futebol suspendeu o Campeonato Competência durante o período de 25 de junho a 27 de julho para que o Club Nacional de Football pudesse representar à altura o título conquistado na Copa de 1950, conforme ata do dia 15 de junho de 1951, assinada por dirigentes de todos os clubes da primeiradivisão do futebol uruguaio.  O mesmo aconteceu em São Paulo, onde o Campeonato Paulista foi paralisado, dando a dimensão da importância do evento. Campeonatos tão tradicionais não seriam paralisados se a Copa Rio não tivesse a chancela de competição oficial.

Na época, todos apontavam o Vasco como o grande favorito da Copa Rio. E por isso mesmo houve uma surpresa geral quando o Palmeiras eliminou o Vasco da Gama, que havia sido apontado pelo técnico do Áustria como "uma máquina de jogar futebol". A final, em dois jogos, ficou então para ser disputada entre Palmeiras e Juventus. Os palmeirenses conseguiram vencer um e empatar o outro conquistando assim a Copa Rio, primeiro campeonato mundial de clubes.

Espero que tenham gostado.


Oleeeeeeeé Porco.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário